Gerir uma carteira de riscos de crédito de contraparte associados a actividades de empréstimo, negociação e investimento, com o objetivo principal de avaliar e gerir o risco dentro de parâmetros aceitáveis.
Funções Essenciais
Demonstrar total domínio e compreensão do perfil de risco da carteira de crédito atribuída.
Formulação e recomendação e/ou avaliação de propostas de crédito, com uma avaliação de risco abrangente para facilidades novas ou aumentadas, bem como revisões anuais de risco na base da carteira existente.
Isto implicará, normalmente, uma visita ao cliente e um envolvimento ao nível do MD (Managing Diretor), FD (Financial Diretor) ou FM (Financial Manager) e, se necessário. Apresentar os pedidos aos comités de crédito constituídos por membros da Comissão Executiva.
Coordenar e assegurar que a implementação pós-aprovação das facilidades e da documentação legal está em conformidade com as condições de sanção.
Acompanhar e abordar o não cumprimento dos termos e condições de sanção pelas contrapartes; considerar o risco inerente e fazer recomendações quanto às medidas a tomar para regularizar ou atenuar esse risco acrescido
Coordenar a investigação no que respeita ao risco do sector e do mercado em relação às exposições das contrapartes na carteira subjacente.