Realizar a vigilância, analisar e investigar os clientes no que diz respeito ao potencial financiamento do terrorismo e ao branqueamento de capitais relacionado com suborno, corrupção, outras infracções previstas ou outras actividades suspeitas, com base em alertas do sistema e manuais. Isto é essencial para contribuir para a garantia de que as actividades são realizadas em conformidade, a fim de evitar perdas operacionais, multas, sanções ou danos à reputação da organização.
Funções Essenciais
Analisar todas as informações relacionadas com alertas e/ou instruções recebidas, através de qualquer método ou forma, a fim de detetar possíveis casos de branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo, evasão fiscal, violações de sanções, infracções ao controlo cambial e quaisquer outras infracções legislativas.
Avaliar os perfis de risco autónomos dos clientes como uma segunda linha de defesa, em relação aos riscos consequentes.
Analisar as informações resultantes de notícias negativas, identificação e verificação de clientes, para permitir a elaboração de sinopses exactas para apresentação às autoridades policiais e reguladoras.
Apresentar dados, efetuar análises de dados, identificar e analisar tendências consistentes com o branqueamento de capitais, o financiamento do terrorismo e outras actividades suspeitas e determinar o impacto nas operações.